sábado, 27 de junho de 2009

Deixemos de lado a "Vaidade" em nossas Orações.


1 Reis 18.42-45.
E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.
Muito se assisti em vários Púlpitos pelo Brasil afora e até pelo mundo,Diversas formas Imbutidas nas orações elevadas a Deus,que pelo que vemos,nada confirmam o modelo Bíblico para orarmos.
Orações que são verdadeiras conversas com o diabo ao invés de serem um diálogo com Deus em nome de Jesus(Jo 14.13-14;Jo15.16).
É comum vermos alguns pregadores da atualidade se dirigirem a Deus como se o mesmo fosse um empregado,determinam o que querem,liberam palavras que segundo eles tem poder para se tornar realidade e costumam dizer que se a pessoa não receber é porque não tem Fé ou estão em pecado,é triste essa realidade que tem sido espalhada por homens e mulheres que são verdadeiros irresponsáveis.
O que é Oração?A oração é uma comunicação entre crentes e o Senhor.
Essa atividade é descrita como invocar a Deus(17.6),invocar o nome do Senhor(Gn4.26),Clamar a Deus o buscando de todo coração (Sal 3.4;Is55.6;Hb4.16) e se achegando para mais perto dele(Hb10.22).
Em nenhum trecho das sagradas letras,vemos sequer uma recomendação para determinar-mos,exigirmos algo de Deus ou dialogar-mos com o diabo como estão fazendo alguns pregadores,pelo contrário o que a Bíblia ensina é que devemos Pedi ao Senhor(Mt 7.7),respeitar sua soberana vontade(1Jo 5.14) e não dar credito ao inimigo de nossas almas,visto que ele é mentiroso e Pai da mentira (Jo 8.44).
Como podemos entrevistar o diabo,visto que ele é mentiroso?Lembre-mos que a autoridade que Jesus nos outorgou (Lc10.19;Mc16.15-19),não nos dá o disfrute de brincar com o diabo,mas sim resistir a ele ( Ef 4.27;Tg4.7;J.9).
A oração segundo a vontade de Deus.
A oração só poderá ser respondida ser for feita segundo a vontade de Deus (1Jo 5.14),uma das petições da oração modelo que Jesus fez confirma esse fato (Mt6.10;Lc11.2),a oração no Getsêmani (Mt26.42).
Devemos saber a vontade do Pai,pois ele nos revelara mediante a Bíblia.
Elias tinha certeza de que o Deus de Israel atenderia a sua oração por meio do fogo e,posteriomente,da chuva,porque recebera uma palavra profética da parte de Deus,ele não fez confissão positiva e nem liberou palavras mágicas como vários pregadores fazem hoje em dia ( 1 Reis 18.1),é importante lembrar que além de estarmos pedindo algo segundo a sua vontade é preciso também estarmos na vontade de Deus para termos nossas orações respondidas ou seja,buscando primeiramente o Reino para as demais coisas serem acrescentadas em nossas vidas (Mt 6.33).
Orar em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo é correto?
Tem sido comum essa oração ser feita por muitas pessoas,tenho visto muito essa afirmação ser empregada no fim das orações,mas se analizarmos os textos e contextos da palavra de Deus,veremos que essa expressão,só é empregada na fórmula do Batismo (Mt28.19),onde é uma afirmação dirigida ao crente feita pelo Ministro no momento do Batismo.
A forma correta de Orar é em nome de Jesus (Jo15.16),tornado-se desnecessário a forma Pai,FILHO E Espírito Santo,visto que as palavras são dirigidas a uma das pessoas da Santíssima Trindade- O Pai-.
Conclusão.
Para fazermos orações seguindo as orientações Bíblicas e fora das vaidades humanas,é preciso pedir a Deus que nos Guie em toda verdade (Jo14.26).
Os Cristãos Primitivos oravam incessantemente a Deus pela libertação de Pedro da Prisão e Deus enviou um anjo para liberta-lo (Atos 12.2-11),Tais exemplos devem fortalecer a nossa Fé e enchermos de disposição para orarmos de modo claro,seguindo os Princípios da palavra de Deus.
Fontes:
Biblia de Estudo Pentecostal,CPAD.Erros que os pregadores devem evitar,Ciro Sanches Zibordi,CPAD,Pag 23.

2 comentários:

  1. Lucimauro, a paz!

    Parabéns pela abordagem. Infelizmente muitos têm orado para si mesmo, como o fariseu que se exaltava pela sua "bondade".

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Gutierres.

    É deprimente nos deparar-mos com pessoas que usam desse artifício para se auto promoverem.

    obrigado pela participação.

    ResponderExcluir