domingo, 18 de outubro de 2009

Herança dos Pais aos Filhos.

Certa vez, um menino de quatro anos chegou-se para o pai e fez a seguinte afirmação:

"Papai, quando eu crescer, quero ser como o senhor".
Qual pai nunca passou por uma situação semelhante? Alguns não ligam. Outros se importam. E devem.
Foi o caso daquele pai. Naquele momento, ele estremeceu e se pôs a meditar sobre o tipo de pai que estava sendo e o exemplo que estava passando aos próprios filhos.

Ele então comentou:
"Desde que ouvi esta frase fiquei mais atento, para não dar exemplos de mera aparência, mas sinceros e consistentes, para que possam ser seguidos pelos meus filhos".
Uma boa referência para ajudar nessa avaliação é lembrar-se de seu próprio pai, do exemplo que foi na vida, da influência que deixou.
Bem ou mal, cada um de nós traz as marcas do pai e, não poucas vezes, as reflete no decorrer da vida. Isso é tão importante que a própria relação entre uma pessoa e Deus, o Pai celestial, pode ser afetada, positiva ou negativamente, a partir da realidade benéfica ou maléfica que é recebida como herança dos pais terrenos.

No Dia dos Pais, portanto, é bom que cada pai indague-se a si próprio:
Que modelo eu sou para os meus filhos?A resposta pode ajudar a determinar o legado que deixaremos aos nossos filhos, além de antecipar os tipos de filhos que legaremos ao mundo. O bom exemplo - falar a verdade, viver com fidelidade, andar em integridade - é um dos maiores legados que um pai pode deixar aos filhos.

Infelizmente, não poucos pais têm transferido exclusivamente a outros (ao estado ou à escola, por exemplo) a formação moral e ética de seus filhos. Mas isto é um engano de custo altíssimo e de resultado duvidoso.A Bíblia oferece a seguinte orientação:

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele" (Pv 22.6).

Não basta apontar o caminho, é preciso andar com o filho "no caminho", ou seja, dando o exemplo e vivendo e ensinando os valores morais e espirituais.Lembro-me da história de um menino de doze anos que foi uma testemunha chave num processo judicial.
Um dos advogados, depois de interrogá-lo longamente, perguntou:

"Seu pai lhe disse o que responder, não foi?".
O garoto respondeu:
"Sim!""Então nos diga, por favor, quais foram essas instruções?" - insistiu o advogado. O menino replicou:
"Bem, papai me disse que os advogados iriam tentar me embaraçar; mas se eu fosse cuidadoso e falasse apenas a verdade, não iria cair em contradição".
Além do moral dessa história - uma pessoa que fala a verdade não tem nada a esconder, mas a mentirosa paga um preço alto por sua desonestidade - há o indefectível exemplo de um pai que optou por ensinar o seu filho a andar no caminho da verdade.

Não só porque uma mentira exige outra para encobri-la, e no final o mentiroso é apanhado em sua própria teia de engano, mas porque é a coisa certa a ser feita.Meus pais me ensinaram a falar sempre a verdade, e nunca mentir, a despeito de quão doloroso ou difícil pudesse ser.
Esse é o mesmo modelo que ensinei a meus filhos.
Infelizmente, alguns pais teimam em oferecer exemplos danosos aos filhos, cuja herança fatalmente cobrará um alto preço.Pense no atual cenário político nacional, com o Governo repetidamente envolto em graves denúncias de corrupção, com o Congresso desmoralizado por causa dos maus políticos.

Não é preocupante o dano que isso causa aos jovens filhos dessa Pátria? O que dizer dos descendentes das pessoas envolvidas nos escândalos? Quando a conta dessa herança será apresentada à sociedade por aqueles que só aprenderam o desvalor de levar vantagem em tudo e a qualquer preço?O pai tem que pensar no preço de um bom ou de um mau exemplo, pois são seus filhos que conviverão com as conseqüências; são eles os principais candidatos à reprodução dos comportamentos de seus pais.Cada pai deveria pedir a ajuda de Deus, o Pai, para ser o melhor exemplo para seus filhos. Assim, a oração de cada pai deveria ter este cerne:
"Ajuda-me, meu Pai, a ser aquele homem que eu desejo que o meu filho um dia se transforme".

Nenhum comentário:

Postar um comentário