sábado, 6 de junho de 2009

Cuidado com os falsos Ensinos Parte 2.

Prov:15.2A.
língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia.

Teologia da confissão positiva.
Na presente atualidade temos visto a cada dia que se passa uma grande imaturidade por parte da Igreja Evangélica,não só no Brasil,mas em todas as partes do mundo,através de pregações,louvor,literatura e etc...

Essek Willian Kenyon (1867-1948),pastor norte americano,não pentecostal,passou a ensinar nos anos 20 e 30 do século 20,idéias derivadas de sua exposição aos ensinos metafisicos recebidos quando frequentou a faculdade Emerson,em oratory,boston,berço das idéias filosóficas do NEWTHOUGHT(novopensamento).

Os princípios fundamentais do novo pensamento eram saúde,ou cura,abundância,prosperidade,riqueza e felicidade.
A filosofia do novo pensamento está ligada a Phineas P.Quinby(1802-66),cujas idéias ganharam fama no fim do século 19.
Quinby estudou espiritismo,ocultismo,hipnose e outros aspectos da parapsicologia.
Os quinbistas criam no poder da mente, e negavam a existência da matéria,do sofrimento,do pecado e da enfermidade.

foi Quinby quem disse ter curado Mary Patterson Eddy,a fundadora da ciência cristã, em 1862.Ele tentou tornar a feitiçaria confiável usando a linguagem cientifica.
parece que o termo ciência cristã, usado por Eddy,fora criado por Quimby junto com suas formulações teóricas as quais se tornaram a base para a seita ciência da mente,que Eddy fundou.

Quimby rotulou a sua formulação de a ciência de cristo,Kenyon foi além do xamanismo cientifico do novo pensamento quando ensinou a confissão positiva da palavra de Deus,mas não precisou ir tão longe para expor que fé é uma confissão,e portanto o que eu confesso,eu possuo ou para asseverar que se pode criar a realidade com as palavras proferidas com a boca,tal confissão cria a nova fé.

Os dissípulos de Kenyon falaram da prosperidade como um direito divino e formularam leis da prosperidade para recitar diariamente pelas pessoas em busca da saúde e riqueza.
A doutrina rhema é o tema princípal da teologia da confissão positiva,e romanos 10.8 a sua passagem chave,fazem diferença entre as palavras gregas rhema e logos,pois ambas significam palavra.

Afirmam então que logos é a palavra de Deus escrita,a bíblia;e rhema a palavra falada por Deus em revelação e inspiração à uma pessoa em qualquer época,desse modo o crente pode repetir com fé qualquer promessa bíblica,aplicando a sua necessidade pessoal e exigir o seu cumprimento,aqueles que divulgam a teologia da confissão positiva ensinam que os crentes podem trazer a existência o que eles declararem com sua lingua,visto que a fé é uma confissão,e a lingua uma força,muitos televangelistas enfatizam essa doutrina como uma chave para seus ensinos.

Enxergam a fé como uma fórmula:
1)diga a coisa2)faça a coisa3)receba a coisa 4)conte a coisa.
Para os defensores da teologia da prosperidade a expiação do cordeiro libertou os homens da servidão do diabo e das maldições da miséria,da enfermidade e etc...
Os homens desde então estão destinados,a saúde,a vitória,a felicidade e para obter todas essas bençãos é preciso ter uma fé inabalável em Deus e ser dizimistas fiéis.

Desde a morte de Kenyon em 1948,vários ministros da palavra,incluindo personalidades como Keneth Hagin,Kenneth copeland,charles capps,frederickk.c,price e outros tem explorado os ensinos de seu honrado mestre,princípalmente divulgando-os pela televisão.

Na realidade muitos hoje em dia tem se aproveitado desses ensinos não condizentes com a sã doutrina da palavra de Deus e até mesmo muitos líderes assembleianos querendo ganhar,fama,pregando um evangelho não de tranformação mas sim de satisfação do ego do homem,prosperidade,vitória financeira,verdadeiros filhinhos de papai que só buscam o criador para pedir.

Mas na realidade o que é confissão positiva?é a crença errônea de que as nossas próprias palavras podem abrir e fechar portas,como se fosse um abra cadabra.
E para defender esses modismos,os triunfalistas recorrem ao evangélho de marcos 11.23,a despeito de Jesus nesta passagem,não ter intentado estimular os seus dissípulos a removerem montes!Jesus na verdade empregou uma figura de linguagem,a hipérbole da qual se valeu também ao afirmar que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus,(MC 10.25)dizendo que é muito dificil um rico entrar no reino dos céus.

Da mesma forma,nenhum crente consegue tirar um monte do lugar literalmente;mas pode por meio de sua pequena fé superar obstáculos e alcançar vitórias memoráveis(HB11.1).
Na verdade os propagadores da confissão positiva não se cansam de dar as costas para a palavra de Deus apegando-se a crendice,suposição de que tudo o que falamos tem de acontecer,afirmam que hà um poder sobrenatural nas palavras humanas e que por isso devemos fazer declarações achando que somos o próprio Deus.

Isso é uma questão de fé,alguém pode falar,não obstante,a fé também deve ser controlada pela palavra de Deus a nossa regra de fé e prática.
Diante do exposto,temos visto a situação da Igreja evangélica ficando cada vez mais caótica,a cada dia que se passa temos visto a pregação expositiva da palavra de Deus sumindo dos pulpitos evangélicos,que os pregadores da atualidade possam meditar nas palavras do apóstolo João.1 JO 5.14.

esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
fontes pesquisadas:
Dicionário do movimento pentecostal,(isael de araújo),cpad.
mais erros que os pregadores devem evitar,(ciro sanches zibordi),cpad.

2 comentários:

  1. Ola Lucimauro!

    Queria convidar você para conhecer o meu blog, o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdido nos seus valores! E, ainda dando tempo, aproveito para tirar uma onda com este pessoal que anda explorando a fé das pessoas e ainda dizendo que são cristãos... Ops!

    Por minha vez, já me tornei seu seguidor.

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo

    http://genizah-virtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor amado Danilo.
    agradeço sua participação e carinho,e com certeza estarei visitando seu blog também.
    Abraços.

    ResponderExcluir