sábado, 30 de maio de 2009

Cuidado com os falsos Ensinos!

1 Co 4.6.
E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.

Como de uns tempos pra cá temos visto o conceito de profecia ser banalizado pelo povo.
Vemos por meio dos púlpitos,mídia(Rádio,inernet,televisão),vários pregadores proferindo as mais variadas formas de expressão em relação à profecia que tem sido usado de forma errônea pelos pregadores da atualidade que na sua maioria não tem conhecimeno bíblico nenhum e nem compromisso com os registros sagrados.

Chavões como,profetizo sobre sua vida,profetiza pra você mesmo,profetiza que vai acontecer tem bombardiado os ouvidos do povo de Deus,mas será que essas expressões tem base bíblica?O que há de errado em viver pronunciando tais afirmações?É o que veremos no decorrer deste texto.

A profecia é um dom do Espírito Santo com a finalidade de exortar,edificar,consolar(1co 12.7;14.3).Trata-se de um dom que capacita o crente a transmitir uma revelação diretamente de Deus sob o inpulso do Espírito Santo (1co 14.24-25,29-31).
Não se trata de um sermão preparado e sim de uma advertência sob a vontade de Deus que exorta o crente (1 co14.3),essa mensagem pode revelar a condição do coração humano(1 co14.25).

Toda profecia deve ser julgada quanto à sua autenticidade e conteudo(1 co 1414.29,32;1 tss 5.20-21) e enquadrar-se na palavra de Deus (1 jo 4.1).O dom de profecia manifesta-se segundo a vontade de Deus e não segundo a vontade do homem.
Esse dom é manifestado na Igreja somente quando Deus toma um profeta para isso (1 co 12.11).
Entendemos que o ministério profético do AT terminou (Mt11.13) e não há mais necessidade de se consultar profetas em nossos dias,não temos base pra isso em nenhum texto do novo testamento.

Mas o dom de profecia permanece, e o que nos deixa preucupados é que a palavra de Deus diz que nem todos são profetas(1 co 12.29-31).
Mas o que temos visto por todas as partes são animadores de auditório,preenchendo espaço de tempo em seus sermões,dizendo sem base biblica nenhuma que devemos profetizar isso ou aquilo.

Tristemente temos presenciado por onde andamos crentes incautos sendo levados e ensinados a pronunciar palavras mágicas ao seu bel prazer,como se pudessem trazer à sua existência tudo que pedirem sem a preciosa vontade do senhor(1 jo 5.14).
A bem da verdade se analizar-mos esses cultos sob o controle de qualidade de (1 co 14), ficaríamos horrorizados, pois Paulo nestas passagens ensinando a Igreja de Corinto, Dizia que no culto, o correto seria apenas duas ou três pessoas profetizarem, e os outros julgarem isto é, analizarem o que estava sendo proferido(1 co 14.29-30).

Respondendo com Mansidão a razão da nossa fé.
Se por um lado vemos por todas as partes ,tele-evangelistas,tele-missionários,animadores de auditório,Cantores-ídolos movidos por um sentimento de mercenarísmo,interesse,desejo somente de sugarem o máximo que puderem da lã das ovelhas, é preciso observar com a ajuda da sensibilidade do Espírito Santo,que por trás disso tudo existe várias pessoas,almas em jogo que são fracas na fé sendo totalmente enganadas.

Tenho visto por meio da internet através de sites,blogs e etc vários conteudos apologéticos de materiais até louváveis que denunciam realmente esses modismos que estão sendo espalhados de várias formas, até então concordo.
Mas é preciso enchergar que não basta só denunciar quem fez a ferida,mas também cuidar por meio da sabedoria do alto as vítimas feridas.

Não basta dizer que os espíritas,testemunhas de jeová,adventistas do setimo dia,Mórmons,os seguidores e propagadores da confissão positiva como Kenneth Hagin e Beny Hin que foram um dos pais de tais modismos ,que influenciaram os princípais pregadores da atualidade, estão todos errados, e que todos irão para o inferno se não se arrependerem e abrirem mãos de tais ensinos,pelo fato de estarem errados.

É preciso com mansidão e oração entender o motivo pelo qual o povo se encontra nestes ensinos.
A impressão que se dá por parte do ensinamento Cristão biblico nos nossos dias é de que táis pessoas e adeptos são todos do mal,criou-se uma barreira,muito grande que nos leva a pensar que essas pessoas não são dignas de salvação.

Passamos o tempo todo falando que devemos evitar as heresias da atualidade,mas não procuramos entender o que levou a pessoa a permanecer nessas seitas.
Urgentemente precisamos levar a verdade a todos.

Conclusão
Você já leu na Bíblia sobre essa inovação?Jesus profetizou prosperidade sobre a vida de alguém isso ou aquilo, como fazem esses pregadores divorciados da verdade?e os apostolos?
Diante do exposto.
Não há base Bíblica nenhuma que prove e aprove essas expresões.
É preciso denunciar o pecado,mas jamais desprezar ou ignorar Muitas dessas pessoas zombando da sua inocência.

Fontes pesquisadas:
Bíblia sagrada.
Dicionário do movimento pentecostal,Pag269.
Mais erros que os pregadores devem evitar.

2 comentários: